A culinária Manauara e do estado do Amazonas é uma das mais exóticas de todo o Brasil. O estado foi um dos que mais manteve as vertentes culturais indígenas, tendo pouca influência portuguesa ou africana em sua gastronomia. O fato de ser banhado pela bacia hidrográfica amazônica os peixes são bastante abundantes e comumente usados nos pratos típicos regionais. Algumas frutas também são bem comuns na região, como o tucumã, que está presente em diversas receitas. Um outro ingrediente muito usado é a farinha de mandioca e o tucupi, líquido amargo produzido a partir da mandioca. A seguir alguns pratos típicos do Amazonas são ilustrados.

CALDEIRADA DE PEIXE

Peixes são ingredientes muito comuns, uma vez que o estado possui muitos rios. Essa receita é muito comum na região amazônica, é uma espécie de ensopado com pescados. Pode ser preparada com diversos tipos de peixes temperados com ervas da região, como, por exemplo, o tucunaré e o tambaqui. Normalmente os pratos cozidos são servidos com um pirão.

PIRARUCU FRITO

O pirarucu é um peixe muito consumido no estado, mas esse prato também pode ser feito com diversas outras espécies de pescado, como o jaraqui e pacu. Os pratos de peixes fritos são normalmente servidos com a farinha de Uarini e o baião de dois, composto por arroz, feijão e cheiro-verde.

FARINHA DO UARINI OVINHA

A farinha do Uarini é um acompanhamento indispensável na mesa de qualquer amazonense, principalmente quando o assunto é peixe, seja frito, assado ou cozido. A farinha do Uarini, também conhecida como farinha de bolinha, por lembrar as ovas dos peixe da região amazônica, é fabricada no interior do Amazonas, mais precisamente no município de Uarini, que fica cerca de 500 km de distância de Manaus. Além de ser um ótimo acompanhamento para um bom jaraqui frito, um suculento pirarucu à casaca ou até mesmo a famosa caldeirada de tucunaré, a farinha também se encaixa perfeitamente com outros tipos de proteína, como a carne bovina. Uma pedida pra lá de interessante também é a farofa de banana, feita com a farina de Uarini e a banana pacovã.

TAMBAQUI ASSADO

O tambaqui é um dos peixes mais consumidos em Manaus. Além de preparado na forma de caldeirada, o mesmo é bastante consumido assado na brasa no formato de bandas.

TUCUMÃ

Tucuma

O tucumã ou tukumã é o fruto de polpa fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada do tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare), palmeira que pode chegar até os 15 metros de altura. Seu nome vem do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas com espinhos negros da árvore. Em Manaus, o consumo deste fruto com a tapioca ou o pão é comum.

X-CABOQUINHO

Um outro prato comum nos cafés da manhã do amazonense é esse sanduíche feito com pão francês ou tapioca, banana pacovã frita, tucumã e queijo coalho. Além de ser uma receita simples, normalmente é consumida acompanhada de um café com leite.

PUPUNHA

A Pupunha é uma palmeira de clima tropical com mais de 20 metros de altura, nativa da região Amazônica. Ela produz frutos, que são muito consumidos pelos habitantes da região Norte, sendo o palmito dessa palmeira, que faz muito sucesso no Sudeste e Centro-Oeste. No Amazonas, costuma-se cozinhar o fruto e comer acompanhado de uma xícara de café puro.

FRUTAS

Distintas frutas tropicais são amplamente consumidas por manauaras para a produção de doces, sucos, picolés e sorvetes. Dentre estas, cita-se: cupuaçu, pitomba, graviola, taperebá, rambutan, ingá, abil entre outras frutas.