A preocupação com as mudanças climáticas estimula a sociedade civil e os distintos segmentos industriais, políticos, científicos e comerciais a buscarem estratégias para mitigar as causas e consequências do aumento da temperatura média global. Assim, distintas ações são estudadas e implementadas gradativamente para atingir os objetivos globais relacionados ao meio ambiente. Neste contexto, destaca-se a transição energética como um processo que busca substituir gradualmente as fontes de energia tradicionais e fontes de energia fósseis, tais como o petróleo e o carvão, por fontes renováveis, além de buscar o consumo de energia de forma eficiente. Essa mudança tem como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas por intermédio de tecnologias como a geração fotovoltaica e eólica, hidrogênio verde, eletromobilidade ,  sistemas de armazenamento de energia, a gestão e a eficiência energética.

  • A geração fotovoltaica pode ser gerada em qualquer lugar que receba luz solar e os custos dessa tecnologia diminuiu substancialmente nos últimos anos, tornando-a cada vez mais acessível.
  • A geração eólica, assim como a geração fotovoltaica, tem sua geração limpa e renovável e pode ser produzida em diversas regiões. A construção de parques eólicos cresce em todo o mundo e já há países que dependem quase que exclusivamente dessa fonte de energia.
  • O hidrogênio verde é uma tecnologia em alta atualmente na transição energética. O hidrogênio é um combustível que não libera gás carbônico em sua combustão e pode ser utilizado em diversos setores, como transportes e indústria. O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água, utilizando energia elétrica de fontes renováveis. Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas já tem sido utilizada em alguns países como forma de armazenar energia.
  • Os veículos elétricos são alimentados por baterias que armazenam energia elétrica, e podem ser recarregadas por meio de fontes renováveis como a geração fotovoltaica e a geração eólica. Essa tecnologia tem se popularizado nos últimos anos, com diversas opções de carros elétricos no mercado.
  • Os sistemas de armazenamento de energia são fundamentais para garantir o fornecimento constante de energia elétrica. Esses sistemas armazenam a energia gerada por meio de fontes renováveis, como a geração fotovoltaica, geração eólica e hidrogênio verde, para ser utilizada posteriormente. Isso permite que a energia esteja disponível mesmo sob a intermitência das fontes renováveis de energia predominante, como energia solar e eólica.
  • O uso racional e eficiente de energia elétrica são temas fundamentais no contexto de transição energética, uma vez que remetem à capacidade de alcançar o melhor rendimento, com o menor uso de recursos e sem desprezar a qualidade seja na geração e/ou no consumo de energia elétrica. Para isso, novos produtos e processos são gerados diariamente com o objetivo de proporcionar a eficiência energética.

A transição energética é um processo importante e necessário para garantir a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, o  SBSE 2023 visa debater, apresentar resultados, identificar problemas e propor soluções através das subáreas e enfatizando as tecnologias de baixo carbono como a geração fotovoltaica, a geração eólica, o hidrogênio verde, a eletromobilidade, os sistemas de armazenamento de energia e a gestão e eficiência de energia elétrica. Cada vez mais, essas tecnologias se tornam acessíveis e são utilizadas em todo o mundo, sendo um sinal positivo para o futuro da energia limpa e renovável.

O SBSE 2023 está aceitando propostas para minicursos. Neles se busca um encontro de alto grau de interatividade com o público participante, tendo como foco a disseminação de conhecimento por meio de demonstrações de técnicas, metodologias, ferramentas e aplicações. Ao total serão 5 minicursos (com duração de 4 horas e 1 com duração). Os minicursos podem ser ministrados em português, inglês ou espanhol.

As propostas devem apresentar objetivos claros de aprendizagem pelo público-alvo, em qualquer um dos temas relacionados ao evento.

A comissão técnica fará a seleção das propostas mais relevantes relacionadas aos temas do escopo do evento.

As propostas de minicursos devem conter:

  • Título do minicurso;
  • Nome dos autores (máximo de dois ministrantes por minicurso);
  • Minicurrículo dos autores;
  • Indicação de público-alvo;
  • Número de vagas oferecidas;
  • Pré-requisitos (se houver);
  • Ementa do curso;
  • Justificativa e indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo;
  • Objetivo;
  • Material e/ou recursos computacionais e audiovisuais necessários (sujeito à disponibilidade da Comissão Organizadora).

As propostas devem ser submetidas em folha A4, com margens de 3 cm, espaço duplo entre linhas, fonte Times New Roman, com até 3 páginas, em formato PDF.

As propostas de minicursos devem ser enviados para o e-mail: sbse@ufam.edu.br.

As versões finais dos artigos aceitos devem ser submetidos até o dia 15/09/2023. Para realizar a submissão final do seu artigo, acesse a sua submissão na plataforma easychair e clique em “Update file”. Se necessário, informações sobre o artigo (título, autores, etc) também podem ser atualizadas na opção “Update information” ou “Update authors”.

A versão final deve ser confeccionada de acordo com os comentários dos revisores e em conformidade com os templates do evento. Os modelos para submissão dos artigos, podem ser encontrados abaixo:



Overleaf




Latex




Word

A versão final pode ter até 8 páginas, porém, para cada página após a sexta será cobrada uma taxa de 150 reais.

Serão publicados nos anais do evento apenas os artigos que atenderem às seguintes condições:

1) Tenham a sua versão final submetida de acordo com as instruções do evento

2) Sejam associados a alguma inscrição (categorias profissional e estudante autor) paga que dê direito à publicação

3) Tenham sido apresentados no evento. A apresentação não precisa necessariamente ser feita pelo autor cuja inscrição foi associada ao artigo. Excepcionalmente, em caso de impedimento dos autores, participantes do evento que não estejam na lista de autores do artigo podem ser indicados como apresentadores. Nesse caso, a comissão organizadora deverá ser informada antecipadamente.

Todos os artigos do evento serão apresentados em sessões orais. As apresentações terão duração máxima de 15 minutos aos quais serão adicionados 5 minutos de discussões.

Não forneceremos templates para a confecção das apresentações, que deverão ser fornecidas em formato .pdf quando solicitadas pela organização do evento. O programa detalhado ainda está em elaboração e será divulgada em breve.