A preocupação com as mudanças climáticas estimula a sociedade civil e os distintos segmentos industriais, políticos, científicos e comerciais a buscarem estratégias para mitigar as causas e consequências do aumento da temperatura média global. Assim, distintas ações são estudadas e implementadas gradativamente para atingir os objetivos globais relacionados ao meio ambiente. Neste contexto, destaca-se a transição energética como um processo que busca substituir gradualmente as fontes de energia tradicionais e fontes de energia fósseis, tais como o petróleo e o carvão, por fontes renováveis, além de buscar o consumo de energia de forma eficiente. Essa mudança tem como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas por intermédio de tecnologias como a geração fotovoltaica e eólica, hidrogênio verde, eletromobilidade ,  sistemas de armazenamento de energia, a gestão e a eficiência energética.

  • A geração fotovoltaica pode ser gerada em qualquer lugar que receba luz solar e os custos dessa tecnologia diminuiu substancialmente nos últimos anos, tornando-a cada vez mais acessível.

  • A geração eólica, assim como a geração fotovoltaica, tem sua geração limpa e renovável e pode ser produzida em diversas regiões. A construção de parques eólicos cresce em todo o mundo e já há países que dependem quase que exclusivamente dessa fonte de energia.

  • O hidrogênio verde é uma tecnologia em alta atualmente na transição energética. O hidrogênio é um combustível que não libera gás carbônico em sua combustão e pode ser utilizado em diversos setores, como transportes e indústria. O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água, utilizando energia elétrica de fontes renováveis. Essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas já tem sido utilizada em alguns países como forma de armazenar energia.

  • Os veículos elétricos são alimentados por baterias que armazenam energia elétrica, e podem ser recarregadas por meio de fontes renováveis como a geração fotovoltaica e a geração eólica. Essa tecnologia tem se popularizado nos últimos anos, com diversas opções de carros elétricos no mercado.

  • Os sistemas de armazenamento de energia são fundamentais para garantir o fornecimento constante de energia elétrica. Esses sistemas armazenam a energia gerada por meio de fontes renováveis, como a geração fotovoltaica, geração eólica e hidrogênio verde, para ser utilizada posteriormente. Isso permite que a energia esteja disponível mesmo sob a intermitência das fontes renováveis de energia predominante, como energia solar e eólica.

  • O uso racional e eficiente de energia elétrica são temas fundamentais no contexto de transição energética, uma vez que remetem à capacidade de alcançar o melhor rendimento, com o menor uso de recursos e sem desprezar a qualidade seja na geração e/ou no consumo de energia elétrica. Para isso, novos produtos e processos são gerados diariamente com o objetivo de proporcionar a eficiência energética.

A transição energética é um processo importante e necessário para garantir a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, o  SBSE 2023 visa debater, apresentar resultados, identificar problemas e propor soluções através das subáreas e enfatizando as tecnologias de baixo carbono como a geração fotovoltaica, a geração eólica, o hidrogênio verde, a eletromobilidade, os sistemas de armazenamento de energia e a gestão e eficiência de energia elétrica. Cada vez mais, essas tecnologias se tornam acessíveis e são utilizadas em todo o mundo, sendo um sinal positivo para o futuro da energia limpa e renovável.